Quarta-feira, 18 de julho de 2018
» Busca interna
» Busca no Google
» Órgãos federais
» Governo federal
» Senado
» Câmara
» STF
» TSE
» STJ
» TCU
» Estados
» Alagoas
» Bahia
» Ceará
» Maranhão
» Paraíba
» Pernambuco
» Piauí
» Rio Grande do Norte
» Sergipe
» Políticos
Escolha o Partido
» Notícias via email
» Jornais online
» Últimas Notícias
BANCADA DO NORDESTE - Wellington Dias destaca riquezas do Nordeste, diz que a região é alternativa econômica para o País e pede atenção especial do Governo
15/04/2015 - 15:06h - Gil Maranhão
(Brasília-DF, 15/04/2015) “O crescimento do Brasil passa principalmente pelo Nordeste. É claro que o Centro-Oeste está em crescimento, a região Norte também, o Sul e Sudeste, mesmo não sendo integral, se registram crescimento. Mas é principalmente no Nordeste que temos um crescimento maior: gás natural, petróleo, minério, turismo, comércio e serviços, na área de alimento e produção, frutas e outros produtos”.

A declaração é do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), ao defender nesta quarta-feira, 15, durante o Encontro de Governadores do Nordeste promovido pela nova coordenação da Bancada do Nordeste, na Câmara dos Deputados, uma “atenção especial” do Governo Federal para a região, e a aprovação, por parte dos congressistas, de projetos que tramitam no Congresso de interesse dos estados nordestinos.

“O que aconteceu nos últimos 13/14 anos é que se se tira a riqueza gerada no Nordeste, nós teríamos um crescimento negativo do Brasil. Logo o crescimento do país passa pelo Nordeste”, afirmou Dias, em entrevista a Agência Política Real.

“Não abrir mão de investimentos”

De acordo com o governador o Nordeste pode por isso abrir mão de um conjunto de investimentos para ajudar o Brasil num crescimento mais acelerado.

“Esse trabalho dos governadores com a Bancada federal do Nordeste no Congresso Nacional vai nessa direção: somando as forças de todos os nossos líderes, do setor público e do privado, não abrir dos investimentos que estão em andamento e dos que foram projetados, desde o governo Lula e no governo Dilma”.

Comercio Eletrônico e Royalties

Para Wellington Dias é necessário garantir a aprovação de matérias importantes para a região que tramitam no Congresso. E cobrou a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) do Comércio Eletrônico, que está no Senado. – a proposta deve ser votada hoje à tarde – argumentando que “ela protege o comércio presencial e o emprego na nossa região”.

O governador disse, ainda, que é preciso garantir que entre em vigor a lei de Royalties e participações especiais do Pré-sal.

“A lei dos Royalties coloca uma distribuição mais justa, porque distribui uma riqueza que é de todo o Brasil, e hoje fica apenas com estados do Sudeste. O Nordeste ganhará cerca de R$ 4 bilhões já no primeiro momento, dinheiro para investimento. Falta o quê? Apenas uma votação no Supremo. Então vamos resolver essa parada”, conclamou.

Segundo o gestor piauiense a bancada do Nordeste “devem, por um lado, evitar que o Congresso aprove o que é ruim para o Nordeste, e por outro lado, que acelere aquilo que é bom para a nossa região e para o Brasil”.

Ajuste fiscal

O governador Wellington Dias disse que defende o projeto do governo federal de ajuste fiscal que está em discussão no Congresso. Mas, explicou em que aspecto.

“Eu defendo o projeto de ajuste fiscal, mais pela característica das matérias, na revisão de algumas decisões tomadas lá atrás, em prejuízo do povo brasileiro. Ou seja: proteger a Previdência, o dinheiro público, que muitas vezes está indo indevidamente por conta de falhas na regra, como é o caso do seguro-desemprego e do chamado seguro-defeso. Nós queremos proteger o pescador, o desempregado, mas queremos combater quem tenta burlar a lei, quem tenta ilegalmente receber um direito que não é seu”, esclareceu.

Dias reforçou que “a minha defesa é que a gente tenha o ajuste. Mas eu entendo que no momento do ajuste, pensando em Brasil, há necessidade de proteger o que é prioridade. E o Nordeste é prioridade, porque é a região que mais precisa e a que mais pode ajudar ao Brasil”.

Piauí – planejando bem o dinheiro

Questionado se o estado do Piauí estava preparado para esse momento que vive o País, o governador foi enfático. “É claro que um momento difícil e desafiador para o Piauí e para todo o Brasil. Mas estou animado”.

O governador informou que está tomando medida de contenção de despesas e gastos, e fazendo planejamento dos investimentos.

- Estamos planejando bem o dinheiro para investir naquilo que melhora a vida das pessoas como segurança, saúde, educação, o social e também em obras estruturantes. E é por isso mesmo que eu defendo quem a gente não tenha qualquer barreira para que a possa ter financiamentos bancários, internos e externos, para acelerar o crescimento. Acelerar o crescimento no Piauí é a nossa saída para este momento - enfatizou o governador.

Região do Matopiba

O governador do Piauí também se manifestou a respeito da chamada “Região do Matopiba” (região geográfica que envolve os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

“Eu defendo um olhar especial da parte do governo federal. E isso a presidente Dilma já se se manifestou favorável Os ministros Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Kátia Abreu (Agricultura) e outros estão encarregados de trabalhar esse tema. A ideia é criar uma agência de fomento e de desenvolvimento especial para dessa região do País”, revelou.

Dias, no entanto, chama atenção do governo de que nessa região o foco não deve ser apenas agronegócio.

- Nós temos condições de crescer com energias eólicas, solar, hidrelétrica, gás natural, petróleo, minério, turismo, comércio atacadista e varejistas. É preciso planejar uma infraestrutura nas áreas de transporte, de comunicação, de educação, que possa permitir que o potencial que a gente tem se transforme em riquezas, gerando empregos, gerando renda para toda essa região e para o Brasil – concluiu.

(Por Gil Maranhão, para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)
Mais Notícias
08/06 | 14:57h - Gil Maranhão, para Agência PR
Governadores nordestinos apresentam pauta prioritária aos deputados e senadores nordestinos

15/04/2015 - 18:22h - (Brasília-DF,15/04/2015) Os governadores nordestinos pediram um encontro com a Bancada do Nordeste , comandada pelo deputado Júlio César(PSD-PI), co...
27/04 | 22:38h - Genésio Araújo Jr
Nélson de Souza deve continuar no comando do Banco do Nordeste; Articulação da Bancada do Nordeste foi decisiva

(Brasília-DF, 27/04/2015) O economista Nélson Antonio de Souza deverá continuar no comando do Banco do Nordeste(BNB) neste segundo governo da Presidenta Dilma Rousseff. ...
16/04 | 13:13h - .
Júlio César, novo coordenador do Nordeste, inicia trabalhos, dá o tom de como será uma nova relação a questão nordestina no Congresso

(Brasília-DF,16/04/2015) O deputado federal Júlio César Lima(PSD-PI), o novo coordenador da Bancada do Nordeste, estreou num grande evento nordestino oportunidade em que o gr...
15/04 | 18:06h - Gil Maranhão
BANCADA DO NORDESTE - “Precisamos equilibrar a balança tributária e a balança política da relação Nordeste com o restante do País”, alerta Robinson Faria

(Brasília-DF, 15/04/2015) O governador do Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), declarou nesta quarta-feira, 15, em Brasília-DF, que é preciso haver um equi...
15/04 | 16:52h - .
BANCADA DO NORDESTE – Governadores nordestinos apresentam pauta prioritária aos deputados e senadores nordestinos

(Brasília-DF,15/04/2015) Os governadores nordestinos pediram um encontro com a Bancada do Nordeste , comandada pelo deputado Júlio César(PSD-PI), com o objetivo, inicial, de...
15/04 | 15:06h - Gil Maranhão
BANCADA DO NORDESTE - Wellington Dias destaca riquezas do Nordeste, diz que a região é alternativa econômica para o País e pede atenção especial do Governo

(Brasília-DF, 15/04/2015) “O crescimento do Brasil passa principalmente pelo Nordeste. É claro que o Centro-Oeste está em crescimento, a região Norte também, o Sul e Sudeste, ...
» Áudio
ID:
Senha:

Apóiam essa idéia:
Bancada do Nordeste 2005 - Política Real - Todos os direitos reservados
Contato: redacao@bancadadonordeste.com.br