Quarta-feira, 18 de julho de 2018
» Busca interna
» Busca no Google
» Órgãos federais
» Governo federal
» Senado
» Câmara
» STF
» TSE
» STJ
» TCU
» Estados
» Alagoas
» Bahia
» Ceará
» Maranhão
» Paraíba
» Pernambuco
» Piauí
» Rio Grande do Norte
» Sergipe
» Políticos
Escolha o Partido
» Notícias via email
» Jornais online
» Últimas Notícias
Bancada do Nordeste - Deputado diz na reunião da Bancada do Nordeste que o grupo não produziu nada
26/03/2014 - 17:33h - Humberto Azevedo
(Brasília-DF, 26/03/2014) O deputado Jesus Rodrigues (PT-PI) criticou nesta quarta-feira, 26, todos os demais deputados nordestinos ao afirmar "não temos conseguido produzir" nada de concreto que possa ser chamado ação da Bancada do Nordeste. E que a turma não têm sequer uma pauta em comum.

Ele fez a avaliação durante o "Café da Manhã Colonial Nordestino" que a Bancada do Nordeste promoveu nesta quarta-feira, 26, para assistir a uma palestra da professora Tânia Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em que ela afirmou que não há no Brasil nenhuma política pública voltada para o desenvolvimento regional.

Dispersão

"Nós não temos conseguido produzir alguma coisa que é da Bancada do Nordeste, uma ação da bancada. E considero que pela dispersão. Eu queria fazer o seguinte desafio: que nós pudéssemos, enquanto região Nordeste, nos reunirmos em assuntos que nos unam", falou o deputado Jesus Rodrigues.

"Se nós fizermos um exercício de todos nós do Nordeste para que possamos encontrar uma pauta que una todo o Nordeste, aí eu tenho a esperança de que nós poderemos reverter, realmente, esta ação (favorável à região) pelo peso que o Nordeste tem aqui na Câmara", complementou.

Etanol
O deputado Jesus Rodrigues sugeriu como tema para agregar todos os 151 deputados e 27 senadores do Nordeste o fomento da produção de etanol e biocombustível a partir das milhares de microdestilarias que existem espalhadas por todas as pequenas propriedades rurais que são encontradas em toda a região do semiárido.

Diferenças intra-regionais

Já o deputado Júlio César (PSD-PI) afirmou que além das desigualdades regionais que afastam a região Nordeste das regiões mais desenvolvidas do país, como o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os parlamentares nordestinos tem que, agora, se preocupar com as desigualdades intra-região que começam a se agravar entre os Estados do Nordeste.

De acordo com o Júlio César, "quando se olha detalhadamente para as diferenças intra-regionais, o quadro é ainda mais preocupante". Júlio César culpa em "boa parte" as medidas de isenção fiscal que alguns Estados concedem para atrair investimentos de empresas. Segundo ele, estas isenções estão aumentando as diferenças de Estados como a Bahia, o Ceará e Pernambuco para os demais Estados da região.

“Sudene sem função”

O deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) quis saber da economista Tânia Bacelar se a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) exerce atualmente alguma função de relevância para contribuir com o desenvolvimento da região.

Na resposta, a professora da UFPE afirmou que "a Sudene poderia ser uma instituição de apoio" ao desenvolvimento do Nordeste. Na sequência da resposta, a acadêmica criticou a postura dos governadores nordestinos que não usam mais o fórum da Sudene para debater os problemas da região.

Órgãos regionais

Na linha da palestrante, o deputado Danilo Forte (PMDB-CE) reconheceu que sem a reativação dos organismos regionais como a Sudene e do Departamento Nacional de Obras Contra à Seca (DNOCS) não será possível conseguir produzir uma política de desenvolvimento destinada ao Nordeste.

Falta de políticas públicas

Questionada durante o encontro da Bancada do Nordeste pelo deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) se a falta de políticas públicas teria atravancado resultados melhores no crescimento e desenvolvimento do Nordeste, Tânia Bacelar afirmou que "não melhoramos devido à falta de políticas públicas regionais".

Turismo

Os deputadsmoos Gorete Pereira (PR-CE) e Paulão (PT-AL) afirmaram que a falta de infraestrutura aeroportuária nas médias cidades nordestinas prejudica o turismo e os negócios da região. Paulão destaca que voos entre cidades e capitais do Nordeste poderia incrementar o turismo da região.

Gorete Pereira aponta que a falta de bons e modernos aeroportos em cidades como Juazeiro (CE), de quase 240 mil habitantes, que se destaca no setor calçadista do país "acaba emperrando" a criação de novos empregos e de mais renda para toda a população da região.

Água

O deputado Fernando Ferro (PT-PE) considerou que sem uma completa infraestrutura hídrica e energética na região não será possível promover um projeto de desenvolvimento sustentável do Nordeste. Na área da energia, ele defende que além dos investimentos na matriz eólica, sejam feitos investimentos em matrizes energéticas oriundas do sol e da biomassa.

Melhoras na BR-226

O deputado Professor Sétimo (PMDB-MA) cobrou uma maior articulação por parte da Bancada do Nordeste para que a BR-226 que liga os Estados de Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte receba investimentos para melhorar as condições asfálticas da referida rodovia federal.

(Por Humberto Azevedo, especial para Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)
Mais Notícias
08/06 | 14:57h - Gil Maranhão, para Agência PR
Governadores nordestinos apresentam pauta prioritária aos deputados e senadores nordestinos

15/04/2015 - 18:22h - (Brasília-DF,15/04/2015) Os governadores nordestinos pediram um encontro com a Bancada do Nordeste , comandada pelo deputado Júlio César(PSD-PI), co...
27/04 | 22:38h - Genésio Araújo Jr
Nélson de Souza deve continuar no comando do Banco do Nordeste; Articulação da Bancada do Nordeste foi decisiva

(Brasília-DF, 27/04/2015) O economista Nélson Antonio de Souza deverá continuar no comando do Banco do Nordeste(BNB) neste segundo governo da Presidenta Dilma Rousseff. ...
16/04 | 13:13h - .
Júlio César, novo coordenador do Nordeste, inicia trabalhos, dá o tom de como será uma nova relação a questão nordestina no Congresso

(Brasília-DF,16/04/2015) O deputado federal Júlio César Lima(PSD-PI), o novo coordenador da Bancada do Nordeste, estreou num grande evento nordestino oportunidade em que o gr...
15/04 | 18:06h - Gil Maranhão
BANCADA DO NORDESTE - “Precisamos equilibrar a balança tributária e a balança política da relação Nordeste com o restante do País”, alerta Robinson Faria

(Brasília-DF, 15/04/2015) O governador do Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), declarou nesta quarta-feira, 15, em Brasília-DF, que é preciso haver um equi...
15/04 | 16:52h - .
BANCADA DO NORDESTE – Governadores nordestinos apresentam pauta prioritária aos deputados e senadores nordestinos

(Brasília-DF,15/04/2015) Os governadores nordestinos pediram um encontro com a Bancada do Nordeste , comandada pelo deputado Júlio César(PSD-PI), com o objetivo, inicial, de...
15/04 | 15:06h - Gil Maranhão
BANCADA DO NORDESTE - Wellington Dias destaca riquezas do Nordeste, diz que a região é alternativa econômica para o País e pede atenção especial do Governo

(Brasília-DF, 15/04/2015) “O crescimento do Brasil passa principalmente pelo Nordeste. É claro que o Centro-Oeste está em crescimento, a região Norte também, o Sul e Sudeste, ...
» Áudio
ID:
Senha:

Apóiam essa idéia:
Bancada do Nordeste 2005 - Política Real - Todos os direitos reservados
Contato: redacao@bancadadonordeste.com.br