Quinta-feira, 18 de janeiro de 2018
» Busca interna
» Busca no Google
» Órgãos federais
» Governo federal
» Senado
» Câmara
» STF
» TSE
» STJ
» TCU
» Estados
» Alagoas
» Bahia
» Ceará
» Maranhão
» Paraíba
» Pernambuco
» Piauí
» Rio Grande do Norte
» Sergipe
» Políticos
Escolha o Partido
» Notícias via email
» Jornais online
» Últimas Notícias
BANCADA DO NORDESTE - Ricardo Coutinho destaca sentimento de ‘nordestinidade’ e diz que região precisa ser “rum ponto de avanço na política de desenvolvimento”
15/04/2015 - 19:04h - Gil Maranhão
(Brasília-DF, 15/04/2015) O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) disse declarou nesta quarta-feira, 15, durante Encontro de Governadores do Nordeste, em Brasília-DF, que gestores e parlamentares precisaram ter um sentimento de “nordestinidade”, para na sua visão, é olhar maior para a região, e não apenas para os seus estados, para transformar o Nordeste “um ponto de avanço na política de desenvolvimento do Brasil”.

“Esse encontro do Poder Executivo com o Legislativo visa a criação de um sentimento que vai além de um projeto, além de uma ação específica, o sentimento de nordestinidade”, declarou o governador no evento, que foi promovido pela Bancado do Nordeste, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.

Segundo ele, os governadores “têm uma propensão muito grande a cuidar do nosso terreiro, e temos dificuldade a olhar mais adiante, pensar nacional a partir de uma região. O Nordeste tem características que aponto que o crescimento passa por lá, seja do ponto de visto do turismo, do aumento do poder de produção e construção”.

Coutinho disse, “é preciso ter um olhar um pouco maior para região, não para o estado, mas para a região como um todo, e fazer desta região um ponto de avanço na política de desenvolvimento deste País”.

- Nós temos capacidade pra isso e vontade política. E quem tem 28% a 30% da população do Brasil não pode se contentar com tão pouco no que diz respeito aos investimentos do País – enfatizou.

O governador disse que espera que a partir desse encontro renda frutos, e revelou preocupação com projetos que tramitam no Congresso Nacional que, aprovados, possam prejudicar a região Nordeste.

“Espero que esse encontro frutifique ações mais próximas e que a gente não tenha, de uma hora pra outra, projetos aqui aprovados que repercutam nas finanças estaduais e do Brasil como um todo. É preciso ter muito cuidado e acredito que nós governadores podemos acreditar, independente de partidos, com a grande maioria dos deputados e senadores”, declarou.

O gestos paraibano lembrou que nos últimos anos o Nordeste cresceu em média 27% acima da média do País. “O problema todo é mantido esse ritmo e essa diferença nós trabalhamos quase 40 anos para chegar a uma participação no PIB (Produto Interno Bruto) ", afirmou.

Pauta emergencial

Ricardo Coutinho listou, no entanto, alguns problemas que, segundo, ele são cruciais na região, e deve ser tratados como “pauta emergencial”, com a questão da seca, estiagem e problemas nas áreas da saúde.

“Nós temos o semiárido, que apesar de algumas chuvas não cumulou água. Essa questão é essencial. Não para esperar que se define um recursos para daqui a 2/3 meses quando nós precisamos agora. A questão climática não é uma questão estadual, é da União. Os estados, claro, participam. Mas é fundamental que haja liberação de recursos imediatamente”, informou o governador.

Ele revelou que no estado da Paraíba existem cerca de 74 cidades cujas sistemas de abastecimento de água entrou em colapso. “Não tem água. E desde o início do ano passado nós não temos um único convênio de carro-pipa. O estado está se virando da forma como pode e as prefeituras. Então temos essa pauta emergencial, que batalhar logo a liberação dos recursos, porque isso não é algo que se pode trabalhar a médio e longo prazo”.

Castramento de leitos

Coutinho também reivindicou “abrir maior fundo de financiamento para saúde”. Segundo ele, a situação é tão critica nesta área “que até para aqueles estados que tem leitos funcionando, abertos ao atendimento, não estão podendo se cadastrar no Ministério da Saúde”.

- É essencial que haja uma reforma imediata no cadastramento e homologação de leito, porque quando tem leitos que não está cadastrados todo esse recurso passa ser do Estado, o SUS não entra com nada – explicou.

Por fim, ele elogiou a iniciativa do encontro e refirmou sua confiança na Bancada do Nordeste, voltando a pedir aos senadores e deputados atenção da defesa e aprovação de projetos que beneficiem a região.

(Por Gil Maranhão, para Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)
Mais Notícias
15/04 | 19:04h - Gil Maranhão
BANCADA DO NORDESTE - Ricardo Coutinho destaca sentimento de ‘nordestinidade’ e diz que região precisa ser “rum ponto de avanço na política de desenvolvimento”

(Brasília-DF, 15/04/2015) O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) disse declarou nesta quarta-feira, 15, durante Encontro de Governadores do Nordeste, em Brasília-DF, ...
13/08 | 23:43h - Maurício Nogueira e GAJ
Bancada do Nordeste. Reunião abre espaço para o Integra Brasil

( Publicada originalmente às 21h 37 do dia 08/08/2013) (Brasília-DF, 08/08/2013) O coordenador da Bancada do Nordeste, deputado federal Pedro Eugênio (PT-PE), avaliou a p...
07/12 | 14:49h - .
ESPECIAL DE FIM DE SEMANA. Petróleo, gás natural e pré-sal na roda de debate dos nordestinos. Temas nacionais que geram polêmica no Congreesso Nacional e resultou no Movimento "O Brasil quer petróleo e saúde", são destaque da pauta da reunião da Bancada do Nordeste na Câmara no próximo dia 7

Gil Maranhão Agência Politica Real (Brasília-DF, 03/12/2011) - O Nordeste só pensa em petróleo. Depois que o Senado Federal aprovou, dia 26 de outubro pa...
02/09 | 23:16h - Humberto Azevedo e GAJ
ESPECIAL DE FIM DE SEMANA. Fernando Ferro não será preferencial do PT nas eleições municipais. ¨O Nordeste do País voltou à esquerda, votou com Dilma. Então, hoje a esquerda está no Nordeste”, afirma

(Brasília-DF, 02/09/2011) O deputado Fernando Ferro (PT-PE) afirmou no início da tarde desta sexta-feira, 02, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, onde o Partido do...
19/05 | 12:55h - Evam Sena e GAJ
Bancada do Nordeste
50% do Bolsa Família vai para o Nordeste. Nova Ministra do Desenvolvimento Social falou aos deputados nordestinos, hoje...

( Brasília-DF, 19/05/2010) Região em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem maior popularidade, de 92,1%, segundo pesquisa CNT/Sensus deste mês, o Nordeste tem 50% d...
28/04 | 17:13h - Evam Sena e GAJ
Bancada do Nordeste. Governo não incha dados do PAC, afirma coordenadora da segunda fase do programa. A Política Real acompanhou...

( Brasília-DF, 28/04/2010) A coordenadora da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), Míriam Belchior, afirmou nesta quarta-feira, em reunião com a Banca...
» Áudio
ID:
Senha:

Apóiam essa idéia:
Bancada do Nordeste 2005 - Política Real - Todos os direitos reservados
Contato: redacao@bancadadonordeste.com.br