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Bancada do Nordeste. Conserplan apresenta proposta para incluir região Nordeste na infraestrutura física da AL
17/05/2011 - 20:29h - Gil Maranhão
(Brasília-DF, 17/05/2011) O Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan) do Nordeste apresentou nesta terça-feira ,17, na reunião da Bancada do Nordeste na Câmara dos Deputados, e na Subcomissão de Desenvolvimento do Nordeste no Senado Federal, projeto incluindo a região no na infraestrutura física (rododoviária,portuária e aeroviária) da América do Sul através do IRRSA (Iniciativa para Integração da Infraestutura Regional Sul-americana).

As duas reuniões foram comandadas pelo coordenador da Corseplan, o deputado licenciado e secretário do Estado da Bahia, Zezéu Ribeiro (PT). A reuniãso na Câmara Federal foi solicitada pelo coordenador da Bancada do Nordeste na Câmara Federal, deputado Gonzaga Patriota. E além da participação de parlamentares e secretários de planejamento da região – e ainda dos estados de Goiás e Tocantins, e do Distrito Federal – contou com a presença do diretor de Planejamento do Ministério do Planejamento, Ernesto Carrara, e do diretor de Planejamento da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Guilherme Rebouças.

Na Câmara, Carrara informou que o Ministério do Planejamento está colhendo as sugestões dos parlamentares nordestinos e dos técnicos e governos estudais com vistas a formatar uma proposta para apresentar na próxima reunião da IRRSA, que está marcada para junho, em Bogotá. “Está em discussão a criação de um novo eixo, que é o Eixo Interoceânico Norte-Nordeste. É uma proposta ainda preliminar, existe vários estudos técnicos em andamento, mas a nossa expectativa é que seja bem aceito pelos 12 países que integram a IRRSA”

O secretário de Planejamento do Estado da Paraíba, Gustavo Nogueira, ressaltou que esse debate tem uma importância ímpar para o Nordeste e passa por uma perspectiva de desenvolvimento também do Brasil. “É pensar o Brasil através do Nordeste, e é também pensar indiscutivelmente a Paraíba, que está bem posicionada geograficamente na região”. Segundo ele, o Estado tem grande projetos para dar sustentação no desenvolvimento da região, como o porto de Cabedelo.

- O porto de Cabedelo está 150 km do porto de Suape (PE), que opera hoje com a capacidade de 118%. O governo federal fez pomposos investimentos naquele porto e hoje ele já não suporta mais a demanda oferecida. Então, Cabedelo deveria ser revitalizado. Existe consenso de toda bancada da Paraíba, dos exportadores e importadores de querem utilizar o porto de Cabedelo como um ponto de sustentação complementar a essa zona expandida de Suape. Por isso nós defendemos nesse novo eixo da IRRSA que Cabedelo passe a ser considerado também nesse debate e seja um ramal da Transnordestina, acentuou o secretário.

Para o diretor do Planejamento da Sudene, Guilherme Rebouças, a discussão sobre a criação do Eixo Transoceânico Norte-Nordeste não deve ficar desconectado do desenvolvimento do Brasil.

“A questão regional não,é uma questão da região Nordeste , ou do Norte ou ainda do centro-Oeste. É uma questão nacional. A conceituação que temos de desenvolvimento regional é ele um desafio nacional, não é um desafio apenas para as regiões em questão – Norte, Nordeste e Centro-Oeste, porque regiões que têm insumos importantes, recursos humanos importantes. Ou seja, discutir o desenvolvimento regional é ter um olhar para essas regiões, que precisão mais, Mas é também ter um olhar diferenciado a partir de um projeto nacional – ou seja, que papel essas regiões vão ter nesse projeto nacional?”

Rebouças disse, ainda, que não há como pensar eixos de infraestrutura para o Nordeste, num projeto de integração sul-americana, “sem que a gente veja também como é que esses eixos estão se interligando com os eixos de logística, de infraestrutura produtiva e nacional. Que a gente tenha portanto um olhar maior e que essa integração com a América do Sul seja também uma integração nacional”.

(Gil Maranhão, especial para Politica Real, com edição de Genésio Jr)
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