Segunda-feira, 22 de outubro de 2018
» Busca interna
» Busca no Google
» Órgãos federais
» Governo federal
» Senado
» Câmara
» STF
» TSE
» STJ
» TCU
» Estados
» Alagoas
» Bahia
» Ceará
» Maranhão
» Paraíba
» Pernambuco
» Piauí
» Rio Grande do Norte
» Sergipe
» Políticos
Escolha o Partido
» Notícias via email
» Jornais online
» Últimas Notícias
BANCADA DO NORDESTE – Wilson Filho pede apoio do colegiado nordestino para projeto que cria a Zona Franca do Semiárido
26/03/2015 - 20:46h - Gil Maranhão
(Brasília-DF, 26/03/2015) O Coordenador da Bancada Federal do Estado da Paraíba, Wilson Filho (SD-PB), defendeu nesta quinta-feira, 26, durante a primeira reunião da Bancada do Nordeste no Congresso Nacional, o projeto que cria a Zona Franca do Semiárido.

Após parabenizar o novo coordenador da bancada nordestina, deputado Júlio César (PSD-PI), e reafirmar a ele ‘apoio de forma íntegra’ da bancada da Paraíba para a sua gestão, Filho pediu o empenho dos parlamentares que integram o colegiado para facilitar a votação do projeto, que, segundo ele, ‘está quase pronto para ir à votação no Plenário.

“Acho que podermos aprofundar esse tema na próxima reunião, mas gostaria de falar um pouco da Zona Franca do Semiárido Nordestino, um projeto que surgiu em 2003, com o então deputado Wilson Santiago e que vai mudar radicalmente a economia, principalmente do semiárido”, revelou.

Segundo Wilson Filho, o projeto traz as mesmas as características que tornaram viável a criação da Zona Franca de Manaus, há vários anos.

“É uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de nº 19, e que vai ajudar diretamente os estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande Norte, Bahia e Piauí, já que parte de uma ideia de formarmos um círculo, com centro na cidade de Cajazeiras, na Paraíba, que vai ter um raio de distância iguais, em direção a todas as vias”, explicou.

Filho disse que o seu projeto, o que ora tramita na Câmara, é de 100km de raio, chegaria a Pau dos Ferro (RN), Juazeiro do Norte (CE) e serra Talhada (PE).

“Essa PEC já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ), já recebeu uma moção de apoio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, já teve uma Comissão especial, em que o relator foi o deputado Gonzaga Patriota. Já tivemos um relatório aumentando de 100km para 250Km, chegando a outros estados e aumentando abrangência desse quatro estados iniciais”, frisou.

Ele informou que hoje ,26, pela manhã, estava programada a reinstalação da Comissão Especial, tendo os deputados Genesias Noronha, como presidente, e Valter Alves, do Rio Grande do Norte, como relator.

“Eu peço que a Bancada do Nordeste nos apoiar de forma total neste projeto, porque eu só acredito em um no Nordeste realmente crescendo, quando os sertão crescerem juntos com o litoral. E os sertões só crescerão se nós mudarmos a economia, porque se não só estaremos discutindo milho da Conab, carro-pipa, poço artesiano. Se não mudarmos a economia o negócio não vai pra frente. O projeto que está em debate há muitos anos, quase pronto para ir a Plenário, e preciso do apoio da Coordenação da Bancada do Nordeste e de seus deputados para ir possa ocorrer de forma mais ágil”, enfatizou Wilson Filho.

O coordenador da Bancada da Paraíba também discorreu sobre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Não foi só o DNOCS que perdeu a forma também perdeu a força. A Conab, também”, declarou.

Wilson Filho lembrou que “fizeram um corte de R$ 9 milhões que seria o orçamento para o ano inteiro para manter aqueles polos da Conab nos sertões dos nossos estados. E achavam que estavam fazendo uma economia boa, uma economia satisfatória frente o prejuízos dos sertanejos, que teria que andar 300, 400, 500km para pegar o milho, que nem barato está mais”.

Ele disse que “são muitas coisas envolvendo a seca, pois até os carros-pipas não estão sendo mais pagos”. E propor ao novo coordenador da Bancada do Nordeste um encontro entre os coordenadores de bancadas estaduais da região para discutir o tema.

“Já que é muito difícil reunir tantos deputados federais da região, até pela agenda que temos aqui, deixo a sugestão à Coordenação desta bancada, uma reunião pelos menos dos nove coordenadores das bancadas dos estados do Nordeste, de forma urgente, de preferência na próxima semana, para que a gente monte uma pauta e peça uma reunião urgente com a presidente Dilma”, sugeriu o deputado.

O parlamentar paraibano disse, ainda, que aceita mais intermediários na busca de solução para o problema da seca. “Não vamos falar mais com ministro, com pessoas intermediárias. Mas falar direito com quem pode comandar esse processo de solução ou pelos menos de diminuição de dificuldade do sertanejo”, acrescentou.

(Por Gil Maranhão, para Agência Política Real, e edição de Genésio Jr.)
Mais Notícias
22/04 | 23:13h - Gil Maranhão
Nordestinos lamentam perdas e relembra lutas de Pedro Eugênio e Manoel dos Santos, duas expressivas lideranças políticas de PE

(Brasília-DF, 22/04/2015) Deputados da região Nordeste lamentaram nesta quarta-feira, no Plenário da Câmara Federal a perda, esta semana, de duas expressivas lideranças políti...
15/04 | 17:20h - Gil Maranhão e GAJ
BANCADA DO NORDESTE - Paulo Câmara alerta para momento de crise do País, propõe ‘agenda de investimentos’ para o Nordeste e pede apoio do Parlamento

(Brasília-DF, 15/04/2015) Uma agenda de investimentos, com a utilização inclusive de linda de organismos internacionais, para alavancar o crescimento dos estados do Nordeste, ...
13/04 | 22:49h - Gil Maranhão, para Agência PR
Bancada do Nordeste - Governadores vão apresentar ao Congresso Nacional pauta política de interesse da região

( Publicada originalmente às 19h 44 do dia 13/04/2015) (Brasília-DF, 15/04/2015) Governadores dos nove estados do Nordeste se reúnem nesta quarta-fei...
26/03 | 20:46h - Gil Maranhão
BANCADA DO NORDESTE – Wilson Filho pede apoio do colegiado nordestino para projeto que cria a Zona Franca do Semiárido

(Brasília-DF, 26/03/2015) O Coordenador da Bancada Federal do Estado da Paraíba, Wilson Filho (SD-PB), defendeu nesta quinta-feira, 26, durante a primeira reunião da Bancada d...
26/03 | 19:59h - Gil Maranhão
BANCADA DO NORDESTE – Gonzaga Patriota sugere criação de sub-coordenadores estaduais e pede atenção para problemática agrícola em PE e BA

(Brasília-DF, 26/03/2015) O ex-coordenador da Bancada do Nordeste no Congresso Nacional, deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) reforçou nesta quinta-feira, 26, durante a ...
26/03 | 18:39h - (Por Gil Maranhão
BANCADA DO NORDESTE – Parlamentares novos pedem mais tempo para escolha do novo líder dos nordestinos na Câmara

(Brasília-DF, 26/02/2015) Falando em nome dos novos deputados federais da região Nordeste, o deputado federal André Fufuca (PEN-MA), defendeu nesta quinta-feira, 26, na abertu...
» Áudio
ID:
Senha:

Apóiam essa idéia:
Bancada do Nordeste 2005 - Política Real - Todos os direitos reservados
Contato: redacao@bancadadonordeste.com.br